quarta-feira, 18 de março de 2009

Seminário prepara Conferência de Comunicação em Alagoas

O evento conta com a participação de nomes nacionais da luta pela Democratização da Comunicação

Por Rafael Soriano

Você se sente responsável por quanto do conteúdo que consome em TV, Rádio e Internet? Já parou para pensar que os assuntos de seu interesse não estão todos os dias na mídia? Guerras, banalização da violência, inferioridade de mulheres, negros e negras, estes, sim, estão presentes ininterruptamente nas nossas casas! Existe uma chance de alterar essa situação. A 1ª Conferência Nacional de Comunicação trará novos marcos para a legislação da mídia, para a produção de conteúdo, para os meios alternativos.

O comitê de mobilização da 1ª Conferência Nacional de Comunicação promove no próximo dia 28 o Seminário Pró-Conferência Nacional de Comunicação, com o tema “O Direito à Comunicação para a Emancipação Humana”. O vice-presidente da Federação Nacional de Jornalistas (Fenaj), Celso Schroeder e a representante do Conselho Federal de Psicologia (CFP), Roseli Goffman são presenças confirmadas no seminário, os dois são membros do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC).

A programação do seminário inicia às 9h, com palestra sobre a importância da Conferência de Comunicação e suas pautas. À tarde, a programação é exclusiva para os membros do comitê, com divisão em grupos de trabalho para amadurecer estratégias de ação e os conteúdos a serem defendidos pelos movimentos sociais no processo de disputa da conferência.

Essa atividade faz parte das mobilizações da sociedade civil para pressionar o Governo Federal a convocar oficialmente a Conferência em nível regional, estadual e nacional. Durante o último Fórum Social Mundial, em Belém-PA, o presidente Lula anunciou em seu discurso que a convocaria para o fim do ano. Além do seminário, consta entre as atividades do comitê agendar audiências com o poder Executivo e convocar uma reunião do Conselho Estadual de Comunicação.

O comitê de mobilização em Alagoas da 1ª Conferência Nacional de Comunicação conta com a participação de mais de 25 entidades da sociedade civil, dentre elas o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), o Sindicato dos Jornalistas de Alagoas (Sindjornal), Central Única dos Trabalhadores (CUT), entre outras. Para garantir a abrangência em todo o Estado, ainda serão realizados seminários de mesmo caráter envolvendo as diversas regiões do interior.

Maiores Informações:

Rafael Soriano (Comunicação MST): 82 – 99168547

Valdice Gomes (Sindjornal): 82 – 99991301

Udson Araújo (Mecom/TO): 82 – 88316005

Nenhum comentário:

Postar um comentário