terça-feira, 26 de maio de 2009

Ministério marca primeira reunião da comissão que organiza Confecom

Representantes da sociedade civil e governo se reúnem em 1º de junho. Conferência Nacional de Comunicação acontece em dezembro

Brasília – O Ministério das Comunicações anunciou para 1º de junho a reunião inaugural da comissão organizadora da Conferência Nacional de Comunicação. A portaria, assinada pelo ministro das Comunicações, Hélio Costa, foi publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira, 26 de maio. O documento define os integrantes da comissão organizadora, formada por representantes da sociedade e do poder público, responsável pela realização da conferência, marcada para 1º a 3 de dezembro. A reunião da comissão organizadora será realizada no Ministério das Comunicações, às 11h, da próxima segunda-feira. De acordo com o ministro Hélio Costa, a pauta do evento será definida pela comissão. “Não há nenhum assunto tabu. O governo tem interesse em ver a discussão sobre os rumos da comunicação no país avançar”, disse.

Com o tema “Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital”, a Conferência Nacional de Comunicação terá, antes da etapa nacional, prévias municipais e estaduais em todo o país. “Nós vamos ter até dezembro, que estar em cidade por cidade, estado por estado, região por região, para que a gente possa ouvir o Brasil e tomar decisões que precisam ser tomadas”, disse Hélio Costa. Ele ressaltou que o principal objetivo é colocar em pauta discussões que possam modernizar a legislação do setor de comunicação, com ampla participação do governo, radiodifusores e movimentos sociais. “Estamos vivendo o momento da grande transição da comunicação nacional”, comentou.

A comissão organizadora será presidida pelo representante do Ministério das Comunicações, Marcelo Bechara. A idéia é realizar reuniões mensais para debater e deliberar aspectos relacionados à conferência. Caberá à comissão organizadora elaborar o regimento interno da conferência, que vai dispor sobre a organização e o funcionamento, inclusive sobre o processo democrático de escolha dos delegados. De acordo com Marcelo Bechara, a participação na comissão não será remunerada, sendo considerada serviço público relevante. As despesas correrão por conta de recursos orçamentários do próprio Ministério das Comunicações.

Para cada integrante da comissão, dois suplentes foram indicados (veja a lista com o nome de todos os integrantes da comissão organizadora abaixo). Oito órgãos governamentais – Casa Civil, Secretaria de Comunicação Social da Presidência, Secretaria Geral da Presidência, ministérios das Comunicações, Ciência e Tecnologia, Cultura, Educação e Justiça – estão representados por servidores. Ainda pelo poder público, cinco deputados e quatro senadores também participam da comissão como colaboradores. O Senado indicou dois técnicos como suplentes dos parlamentares na comissão organizadora.

Pela sociedade civil, integram a comissão organizadora 16 representantes e mais 32 suplentes. As organizações que compõem a comissão são: Associação Brasileira de Canais Comunitários (Abccom); Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (Abepec); Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert); Associação Brasileira de Radiodifusores (Abra); Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária (Abraço); Associação Brasileira de Provedores Internet (Abranet); Associação Brasileira de Televisão por Assinatura (Abta); Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Brasil (Adjori Brasil); Associação Nacional de Editores de Revistas (Aner); Associação Nacional de Jornais (ANJ); Central Única dos Trabalhadores (CUT); Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj); Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão (Fitert); Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC); Coletivo Brasil de Comunicação Social (Intervozes); e Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil).

Quem integra a comissão organizadora da Conferência Nacional de Comunicação: AQUI.

Fonte: Portal - Ministério das Comunicações

Um comentário:

  1. Oi, Cláu!!

    Fui a uma reunião da pró-confecom aqui em sampa, e foi lindo - há muitas coisas que eu não entendo patavinas sobre os problemas de organização interna dos movimentos, mas foi lindo ver todas aquelas pessoas assim, maravilhosas (quero dizer, de esquerda) e inclusive re-encontrei uma conhecida antiga de mov. estudantil (aliás, era só mulher, hein, uns 5 caras num grupo que flutuou em torno de 25 pessoas. nóis é foda)

    Você não gostaria de publicar algo lá no Liberdade? Estou querendo criar uma conta de Autor pra você (inclusive estou enjoada de ver meu nome nos links abaixo dos posts, acho que vou muidar de nome, que tal Akira? brincadeira)

    Mas acho que este mesmo post, atualizado, seria bastante informativo, por exemplo. Sei, no entanto, que você está mais que enrolada, mas pensa ai e me responde. Se não tiver dando, eu mesma posso recortar este seu post.

    beijos

    ResponderExcluir