quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Novo Hamburgo sedia I Conferência Intermunicipal de Comunicação

Nesta quarta-feira, 7 de outubro, Novo Hamburgo realiza, em parceria com os municípios vizinhos Dois Irmãos, Ivoti, Campo Bom, Estância Velha, Morro Reuter, Picada Café, Lindolfo Collor e Presidente Lucena, a primeira Conferência Intermunicipal de Comunicação (Confecom) da história da região.
Com o tema “A comunicação em evidência”, o evento acontece no prédio Azul do Campus II do Centro Universitário Feevale (RS-239, 2755, bairro Vila Nova), das 8h30 às 18h. Na programação, painéis e grupos de discussão, além de plenária que definirá as prioridades da região com relação aos temas ligados à Comunicação Social. Conforme Daniele Souza, jornalista e uma das organizadoras da Conferência, “não se trata de mais um espaço voltado apenas aos ‘comunicólogos’ ou entendidos da área. Na verdade é uma oportunidade única, onde todos os segmentos da sociedade estão convidados a refletir sobre o quanto é importante e necessário existirem espaços e políticas para uma prática ampla da comunicação, que realmente expresse os valores humanos em sua infinita diversidade”.
A Confecom Intermunicipal inicia com solenidade de abertura às 9h, da qual participam autoridades locais e regionais, a exemplo do prefeito de Novo Hamburgo, Tarcísio Zimmermann; o vice-presidente da Câmara Municipal, Leonardo Hoff; o representante da Assembleia Legislativa do Estado, deputado estadual Raul Pont; a membro da Comissão Estadual Pró-Conferência e representante do Sindicato dos Trabalhadores do Judiciário Federal do RS (Sintrajufe), Cristina Feio de Lemos; e o coordenador do curso de Comunicação Social da Feevale, Cristiano Max Pinheiro.
À tarde acontecem seis mesas de discussão, duas para cada um dos eixos centrais propostos: Política e legislação; Conteúdo e Comunicação Comunitária; Novas tecnologias e convergência digital. Em cada uma delas, com auxílio de um mediador e um sistematizador, os participantes, limitados a 30 por grupo, definirão prioridades e apontarão alternativas às problemáticas debatidas. Ao final do tempo destinado para os debates, cada mesa encaminha itens pontuais para apreciação em plenário. Após eleição dos itens definitivos, será redigida uma carta em nome dos municípios participantes, a qual será posteriormente encaminhada à Conferência Estadual de Comunicação, agendada para 3 de novembro, na Assembleia Legislativa, em Porto Alegre
Conforme Marcelo Franco, coordenador da Comissão Intermunicipal composta para a realização da Confecom, “esta é a primeira vez na história do país em que a sociedade é convidada a questionar e interferir com seriedade nos rumos das políticas de comunicação, geralmente consideradas nebulosas mesmo pelos profissionais da área e governantes. Por isso não podemos deixar escapar pelos dedos esta oportunidade”.
De acordo ainda com Franco, “este acontecimento único só foi possível graças a uma luta coletiva de mais de 3 anos, que acabou forçando o presidente Lula, a despeito do boicote dos grandes grupos de mídia e políticos, a sancionar, em abril último, convocação para a I Conferência Nacional de Comunicação”. Segundo o coordenador, a etapa nacional do evento está prevista para os dias 1, 2 e 3 de dezembro, em Brasília, onde mais de 1.600 delegados, apontados nas etapas estaduais, discutirão o panorama do país na área.
As inscrições para a Conferência Intermunicipal de Comunicação são gratuitas e abertas à toda comunidade. Elas podem ser realizadas no site da Câmara Municipal ou no banner disponível na capa do site da Prefeitura de Novo Hamburgo, além de no próprio local do evento, durante toda a quarta-feira. Para os participantes interessados, estará disponível, ao final da Conferência, certificado acadêmico correspondente a 7,5 horas de atividades extra-curriculares.
Confira a programação:

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura

9h30 – Mini-palestra - "Uma leitura crítica sobre o conteúdo da Midia e seu efeitos na produção de Subjetividade"
Ivarlete Guimarães de França - Conselheira e ex-presidente do Conselho Regional de Psicologia (CRP-RS)

10h – I Painel - “Convergência digital e suas implicações técnicas e sociais”

Maurício Carvalho – sócio-editor do jornal e portal O Polvo
Mediação – Christine Bahia, professora de TV e Comunicação Digital da Feevale
Ariela Dedigo - editora do portal Hagah!

11h30 – Intervalo para almoço

13h – II Painel - “Comunicação comunitária – práticas e desafios”

Clementino Lopes – advogado e coordenador estadual da Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço /RS)
Mediação – Neusa Ribeiro, professora de Comunicação Comunitária da Feevale
2º painelista a confirmar

14h15 – III Painel - “A comunicação que temos e a que queremos”

Celso Schöreder – coordenador-geral do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação
Mediação – Marcos Santuário, professor da Feevale e sub-editor do jornal Correio do Povo
Luiz Henrique – jurista especializado em Direito Público e legislação da comunicação, membro da Empresa Brasileira de Comunicação (EBC)

15h45 – Grupos de discussão (3 eixos de debate, 2 salas com 30 inscritos para cada um dos temas)
Eixos de debate: Política e legislação, Conteúdo e Comunicação Comunitária, Novas tecnologias e convergência digital

17h15 – Aprovação das propostas debatidas e sistematização para encaminhamento à etapa estadual

17h45 - Encerramento

-- Marcelo Jaguara - trafegante de informação

Nenhum comentário:

Postar um comentário