A importância da democratização da comunicação, possibilitando maior acesso da sociedade aos meios de elaborar a informação, foi um dos tópicos abordados durante a etapa municipal da 1ª da Conferência Nacional de Comunicação (Confecom), realizada no dia 13 de outubro, pela Prefeitura, no Teatro Municipal.
Parcerias
Realizado pela Secretaria Municipal de Comunicação, em parceria com o grupo de pesquisa Comunicação, Economia Política e Sociedade (Cepos), o coletivo Intervozes, o Fórum Nacional de Democratização da Comunicação, a Associação Brasileira de Rádios Comunitárias (Abraço/RS) e o Centro Acadêmico dos Estudantes de Direito da Unisinos (CAED), o evento reuniu jornalistas e autoridades para discutir as formas de difusão da comunicação e elaboração de propostas para o encontro nacional, que ocorre no final do ano.
Contradição
Durante a abertura, o prefeito Ary Vanazzi salientou a necessidade de a sociedade se apropriar do debate sobre o tema e também discorreu sobre a falta de regulação na área. "O que vemos hoje são campanhas desestimulando bebida e direção, e ao mesmo tempo vemos propagandas de cerveja com as mulheres mais bonitas do Brasil. A contradição é mais um desafio", afirmou.
Democracia
O secretário de Comunicação, Ibanês Mariano, destacou a importância da conferência e do interesse do presidente Lula em abrir o debate sobre o tema. "Lula é a síntese do Brasil, apesar da falta de curso superior, é capaz de se comunicar com a maioria. E essa conferência é prova que estamos construindo um país mais democrático, tanto politicamente e economicamente, como em termos de opinião", disse.
Eixos temáticos
O encontro foi dividido em eixos temáticos: Produção de Conteúdo, Meios de Distribuição, Cidadania: Direitos e Deveres, e Sistemas. O editor chefe do Jornal VS Guilherme Schmidt relatou como são produzidas as matérias publicadas nos jornais e veículos eletrônicos do Grupo Editorial Sinos, destacando a interação entre as cidades de cobertura do GES e ainda sobre a importância da participação da comunidade na elaboração das pautas, bem como das funções acumuladas pelos jornalistas. "Hoje o profissional precisa ser multimídia e atuar em todas as frentes", concluiu.
Discussão
Valério Cruz Brittos, vice-presidente da Unión Latína de Economía Política de la Información, la Comunicación y la Cultura (Ulepicc-Federação), ressaltou que a falta de interesse sobre a discussão do tema é natural porque a sociedade não costuma discutir a comunicação, e sim estabelecer relação com uma ou outra notícia ou propaganda, principalmente atreladas às celebridades e tragédias.
Pedro Osório, secretário executivo do Fórum Nacional de Democratização da Comunicação (FNDC), falou sobre as campanhas preventivas dos veículos e sobre a forma que elas repercutem na sociedade. O encontro contou ainda com a participação de Bruno Lima Rocha Beaklini, coordenador de formação da Abraço-RS.
Fonte: www.saoleopoldo.rs.gov.br
Por: Ricardo Fuchs
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