quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Jornalismo B - Em debate, a democratização da comunicação

28 Outubro 2009

Aconteceu ontem na livraria Letras e Cia mais um debate promovido pelo Jornalismo B, dessa vez com o tema “A importância de uma Conferência de Comunicação – novos caminhos são possíveis?”.

Muito mais do que a Conferência, Marcia Camarano (vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas do Rio Grande do Sul) e Oscar Plentz (coordenador da POA TV) falaram sobre democratização da comunicação, o que ampliou os horizontes e enriqueceu o debate. A Conferência esteve presente como um marco, como uma lembrança de alternativa de discussão críticas com relação ao modelo de comunicação que temos.

Em sua primeira fala, Marcia já deu o tom que prosseguiu durante toda a conversa: “Na questão da terra e da comunicação vivemos em latifúndios. Poucos são donos de tudo”. E completou: “A Conferência não é só em relação ao jornalismo. A comunicação é um bem que afeta a toda a sociedade. Assim como lutamos por emprego, por saúde, temos que lutar por informações de qualidade”.

Oscar lembrou, em seguida, que não temos muitas experiências de comunicação comunitária no Brasil, e que essas experiências devem ser buscadas através da integração com os países latino-americanos.

Oscar bateu bastante na tecla da TV Digital, explicando que temos uma grande oportunidade, com ela, de democratizar ao menos um pouco a comunicação brasileira. Para ele, as novas tecnologias de modo geral produzem essa possibilidade, que deve ser bem aproveitada.

Após esse momento inicial, o debate ficou mais solto e, como era a proposta, transformou-se em um bate-papo, que contou com participação do público pelo nosso Twitter, onde tivemos cobertura ao vivo.

É importante que pensemos de forma conjunta alternativas para democratizar a informação no Brasil. Democratizá-la não é apenas democratizar o acesso a ela, mas sua produção. Para isso, é preciso deixarmos de lado as diferenças e mantermos o foco nas semelhanças, nos objetivos comuns.

A Conferência e seu formato precisam ser aperfeiçoados, sem dúvida. Mas isso só poderá ser feito com a participação de toda a sociedade, de forma ampla, em todas as discussões, e conseguir isso não é fácil, principalmente quando os principais ativistas dessas ideias não conseguem unir-se, e eles mesmos viram as costas para conversas, debates e confrontos de ideias.

Mês que vem teremos outro debate promovido pelo Jornalismo B, com outro tema ligado à comunicação e, assim, de interesse de toda a sociedade. Esperamos que a participação seja mais intensa, e que consigamos construir possibilidades para mudar rumos com os quais não concordamos.

Postado por Alexandre Haubrich

Clique aqui Leia a íntegra do debate

Nenhum comentário:

Postar um comentário