quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Montenegro: Conferência debateu importância da comunicação na era digital


Participantes assistiram a um vídeo que destacou a importância da realização do evento

A sala de eventos da Associação Comercial Indústria e de Serviços (ACI) foi palco da I Conferência Municipal de Comunicação, que foi realizada na manhã de hoje (29). O encontro teve o objetivo de analisar o papel da comunicação na construção dos meios que levam aos direitos e a cidadania na era digital, bem como a definição de diretrizes e ações que o poder público deve ter como prioridade no setor de Comunicação.

Na abertura do evento, o vice-prefeito Marcos Griebeler defendeu a comunicação como questão fundamental para o desenvolvimento de uma comunidade. "Praticar uma comunicação eficiente é questão primordial para a sociedade", destacou. Para o coordenador da POA TV de Porto Alegre, Oscar Plentz, o monopólio das empresas de comunicação é o principal problema enfrentado na atualidade. "A concessão de um canal de televisão, por exemplo, é um bem público, e deveria ser coordenado pela população", disse.

Do encontro municipal, foram apontadas as principais considerações e demandas da cidade. Entre estas propostas estão: fortalecimento da rede pública de comunicação; estabelecer um novo marco regulatório para o setor; fortalecer as rádios e TVs comunitárias e combater a repressão do estado a essas mídias; ampliar e massificar a inclusão digital, com banda larga para todos; fixar novos critérios para a publicidade oficial; elaborar novas formas de concessão pública; exercer controle social e regulamentar o uso da imagem da mulher na mídia, combatendo todo tipo de discriminação e apelo ao sexo.

Essas informações deverão ser levadas a conferência estadual, que será realizada em Porto Alegre nos dias 17 e 18/11. Os resultados do debate estadual serão apresentados para a Conferência Nacional de Comunicação, que ocorrerá no início de dezembro em Brasília. A I Conferência Municipal de Comunicação é foi promoção da Prefeitura de Montenegro e dos Movimentos Sociais de Montenegro com apoio da ACI.

Definida programação da I Conferência Municipal de Comunicação
quarta-feira, 28 de outubro de 2009


Já está definida a programação da I Conferência Municipal de Comunicação, que ocorre amanhã (29), a partir das 8h30min, na sala de eventos da ACI (cinema). O evento tem o objetivo de analisar o papel da comunicação na construção dos meios que levam aos direitos e a cidadania na era digital. No encontro, a sociedade poderá definir as diretrizes e ações que o poder público deve ter como prioridade no setor de Comunicação.

Do encontro municipal, serão apontadas as considerações e demandas da cidade. Essas informações deverão ser levadas a conferência estadual. No Estado, o encontro será realizado nos dias 17 e 18 de novembro, em Porto Alegre. Os resultados do debate estadual serão apresentados para a Conferência Nacional de Comunicação, que ocorrerá no início de dezembro em Brasília. A da I Conferência Municipal de Comunicação é uma promoção da Prefeitura de Montenegro e dos Movimentos Sociais de Montenegro com apoio da Associação Comercial Industria e de Serviços (ACI).

Programação:
8h30min - Abertura com formação da mesa oficial
9 horas - O desafio das mudanças nas comunicações no Brasil e América Latina
Palestrante: Prof. Bruno Lima Rocha - Professor de comunicação da Unisinos e coordenador da ABRAÇO/RS

9h20min - A experiência das TVs Comunitárias e a Conferência de Comunicação
Palestrante: Oscar Plentz - Coordernador da POA TV de Porto Alegre

9h40min - O direito à comunicação I
Palestrante: Simone Scheffer - coordenadora da Marcha Mundial das Mulheres

10 horas - O direito à comunicação II

Palestrante: Rogério Santos - jornalista, sociólogo e coordenador de imprensa da Central Única das Favelas (CUFA)

Palestrante: Luis Henrique Silveira - jornalista, assessor de imprensa da Assufrgs

10h20min - Intervalo

10h30min - Debate com participantes do plenário e apresentação de propostas para a Conferência Estadual

12 horas - Encerramento

FONTE Prefeitura Municipal de Montenegro

Nenhum comentário:

Postar um comentário