quarta-feira, 20 de maio de 2009

Dois debates movimentaram a agenda da comissão sergipana

8 de maio de 2009

Ontem, quinta-feira, dia 7, a comissão sergipana pró-conferência de Comunicação Social realizou dois grandes debates em Aracaju. Na parte da tarde, ocorreu uma reunião ampliada da comissão local com o jornalista Paulo Miranda, de Brasília. Cerca de 50 novas representações dos movimentos sociais, sindicais e populares em Sergipe estiveram presentes no auditório da Fapese (Fundação de Apoio à Pesquisa e Extensão da UFS).

O tema central do encontro da tarde foi “Qual a importância da participação dos movimentos sociais na Conferência de Comunicação”. O jornalista Paulo Miranda ficou impressionado com a boa quantidade de gente participando, com a ampla diversidade de representação social e com qualidade do debate. “Aqui em Sergipe a conferência está na boca do povo. As pessoas querem mesmo debater comunicação. Isso é ótimo”, disse Paulo.

Estiveram no debate da tarde as representações da universidade, dos pescadores, do movimento popular de saúde e de educação, sindicatos e centrais sindicais, professores, estudantes, músicos, jornalistas, radialistas, militantes dos direitos humanos, da criança e do adolescente, psicólogos, militares, homossexuais, religiosos afro, católicos e protestantes, representantes do Governo do Estado, entre outros.

O encontro atingiu os objetivos de mobilização e formação dos representantes dos movimentos sociais na luta por uma conferência de Comunicação plural, democrática e possibilite as necessárias transformações no sistema de comunicação brasileiro. Um dos destaques é o compromisso assumido pelos movimentos sociais em Sergipe de, ainda este ano, ocupar canais comunitários no estado.

Na seqüência das atividades em Sergipe, já na parte da noite, Paulo Miranda falou na Universidade Federal de Sergipe para um auditório lotado de estudantes de Comunicação Social. O evento foi mobilizado pelos estudantes que compõem a comissão estadual e contou com um apoio importante dos professores do curso que transformaram o debate numa aula. Os membros da comissão sergipana pró-conferência de Comunicação Social estiveram presentes e fizeram a convocação para que os estudantes participem ativamente das atividades de mobilização da conferência.

Cristian Góes

Nenhum comentário:

Postar um comentário