No sábado, dia 19 de setembro/2009, no Campus Santa Mônica da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, a Comissão Uberlandense Pró Conferência Nacional de Comunicação – CUP-CNC promoveu uma nova oficina de capacitação.
Desta vez o tema foi acessibilidade e comunicação. Os participantes experimentaram deficiências na hora da apresentação e na hora do café.
O evento foi coordenado pela advogada e professora Ana Paula Crosara Resende, da Associação dos Paraplégicos de Uberlândia – APARU. As inscrições eram gratuitas.
REFLEXÃO
No Brasil, cuja legislação referente às pessoas com deficiência é considerada uma das melhores do continente, a inclusão dos cidadãos através de seu direito de se comunicar segue ignorada pelo poder público, pelas empresas e pela sociedade civil.
A comunicação como um direito humano e o direito de cada um se comunicar são questões ainda não entendidas como estruturantes. São vistas como algo “poético”, “acessório”, o que faz com que este se torne um espaço ideal para se praticar a discriminação. Por isso, entender a acessibilidade na comunicação exige mais reflexão, formas diferenciadas de sinergia e novas formas de ação, porque é uma área pouco entendida como prioritária para a inclusão de pessoas com deficiência.
O objetivo da oficina é capacitar as lideranças e pessoas da comunidade para a Conferência Nacional de Comunicação, esclarecer qual a importância da democratização da comunicação, como participar e se mobilizar, entre outros temas relevantes à 1ª Confecom.
MoçãoOs 120 participantes da Oficina Acessibilidade e Comunicação, realizada no dia 19 de setembro de 2009, na cidade de Uberlândia, como etapa preparatória da 1ª Conferência Nacional de Comunicação, promovida pela Comissão Uberlandense Pró Conferência Nacional de Comunicação – CUP-CNC, organizada pela APARU – Associação dos Paraplégicos de Uberlândia e pelo Movimento Cidade Futura, com apoio da Casa da Amizade, Rotary Clube de Uberlândia Cidade Industrial, da ASUL – Associação dos Surdos de Uberlândia e da Sala Braille Inhazinha Batista da Biblioteca Municipal de Uberlândia, aprovaram a MOÇÃO PELA ACESSIBILIDADE NA COMUNICAÇÃO.
Clique para ler a íntegra da Moção pela Acessibilidade na Comunicação
Fonte: Comissão Mineira Pró Confecom e www.brasil.indymedia.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário