domingo, 18 de outubro de 2009

I Confecom Canoas - Agência de Boas Notícias do Guajuviras é lembrada na Confecom



10:18 - quarta-feira, 14 de outubro de 2009

O jornalista Marcos Martinelli abre neste momento o primeiro painel da Confecom - Etapa Canoas. O tema é “Convergência digital e implicações técnicas e sociais”. Mediador da discussão, Martinelli lembrou uma ação do Território de PAZ lançado no município há uma semana. O programa do governo federal inclui uma agência de Boas Notícias do Bairro Guajuviras, onde a própria população irá gerar conteúdos e difundir informações sobre a comunidade, valorizando o bairro como um todo. “Vocês não imaginam a dificuldade que é quem mora nessa periferia ter acesso a esta comunicação. Quando distribuímos os primeiros jornais do município na região, as pessoas olhavam desconfiadas, achando que eram vendedores. Hoje, eles procuram o entregador de jornais, querendo acesso ao noticiário”, afirma o jornalista, acrescentando o intuito da conferência é procurar a inserção destas pessoas no contexto da comunicação.

Christa Berger, professora da Unisinos e participante do painel, afirma estar impressionada com o evento e com o lugar de destaque da comunicação no município. “Vivemos no Brasil um momento muito importante de convergência e por isso talvez não alcancemos grandes decisões sobre o tema no país com este encontro, mas pelo menos colocaremos o tema em discussão, fazendo circular as informações”. Para ela, a comunicação de massa deve ser discutida intensamente. “Questões como saúde, corrupção e política precisam de uma análise muito mais ampla. Vivemos uma aceleração das novidades tecnológicas, mas não podemos nos entregar tanto a ela”.

Christa analisa que o jornalista é pressionado intensamente pelo tempo em aceleração constante e precisa analisar melhor o conteúdo que produz. “Antes, o profissional tinha o dia todo para fazer suas matéria. Hoje, ele é um 'porta voz do instante', preocupado em reportar o que acabou de acontecer. Assim, não nos damos tempo para pensar e refletir”, acrescenta.

Cris Weber

Nenhum comentário:

Postar um comentário