quarta-feira, 7 de outubro de 2009

Abraço realiza I Seminário Nacional de Formação da Rede de Rádios Comunitárias e a I Conferência Nacional Livre de Comunicação da ABRAÇO.

A Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária – ABRAÇO - realiza nos dias 9,10 e 11 de outubro, em Brasília, o I Seminário Nacional de Formação da Rede ABRAÇO de Rádios Comunitárias e a I Conferência Nacional Livre de Comunicação da ABRAÇO.

O Seminário tem por objetivo preparar os comunicadores populares para participarem da Rede Abraço de Rádios Comunitárias. A Conferência livre vai elaborar as propostas da ABRAÇO para a I Conferência Nacional de Comunicação – CONFECOM.

O evento acontecerá no CESIR – Centro de Estudo Sindical Rural da CONTAG. no Setor de Mansões do Park Way, Quadra 01, Conjunto 02, Lote 02 – Núcleo Bandeirante/DF. A cerimônia de abertura será franqueada a imprensa.Estarão presentes na mesa de abertura do Seminário, no dia 9, às 11 horas, o jornalista Beto Almeida, conselheiro da Tele Sur. Renato Rovai, do Fórum de Mídia Livre, Sionei Leão, da Comissão de Jornalistas Negros pela Igualdade Racial, Octávio Pierante, da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura, Edgar Piccino, da Casa Brasil e representante da CUT Nacional.

Também participarão do Seminário Celso Shröder, Coordenador do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação, João Moreirão, vice-presidente da Associação Brasileira de Música Independente e a Professora Sayonara Leal, do Laboratório de Políticas de Comunicação da UNB, entre outros (veja programa abaixo).

A Rede ABRAÇO é um espaço de compartilhamento de programas entre as emissoras comunitárias. Ela permite o intercâmbio cultural entre as diferentes regiões do país A Conferência Livre de Comunicação será no dia 11 de outubro, quando serão discutidas propostas das rádios comunitárias para serem levadas a CONFECOM. Entre os temas em debate está a digitalização do rádio, anistia para os comunicadores punidos por operarem rádios comunitárias, financiamento público para as emissoras comunitárias, produção e distribuição de conteúdos e a regulamentação do setor.

O Seminário da Rede Abraço e a Conferência Livre de Comunicação são iniciativas do Ponto de Mídia Livre Rede Abraço, prêmio da Secretaria de Cidadania Cultural do Ministério da Cultura.

Seminário Nacional de Formação da Rede Abraço de Rádios Comunitárias
09 outubro

09:00 às 11:00 – Credenciamento;

11:00 – Mesa de abertura - Fórum de Mídia Livre – Renato Rovai,, Abraço Nacional, Tele Sur – Beto Almeida, Ministério da Cultura, Secretaria do Audiovisual – Octávio Pierante, Comissão de Jornalistas Negros pela Igualdade Racial, Sionei Leão, Casa Brasil, Edgar Piccino e representante da CUT Nacional.

12:30 - Almoço14:00 - Mesa - Rádio comunitária e cultura livre - Everton Rodrigues, do Movimento Música para Baixar, Edgar Piccino, da Casa Brasil, Juliana Basseti, da Alquimí e representante do SERPRO.

15:30 – GT 1- Oficina de edição de áudio em software livre
GT 2 - Oficina de automação de rádio com software livre
GT 3 - Oficina sobre streaming para transmissão ao vivo pela web

18:00 - Intervalo
18:45 – Mesa Redonda sobre direito autoral nas rádios comunitárias - Representantes do ECAD; Ministério da Cultura, José vaz; Música Para Baixar, Everton Rodrigues; Associação Brasileira de Música Independente, João Moreirão, Coordenação Jurídica da Abraço, João Carlos Santin e Agencia Abraço, Marcelo Inácio de Sousa.

20:30 – Jantar Cultural com artistas independentes

10 de outubro0
9:00 – Oficina sobre comunicação popular como espaço de trocas de experiências e capacitação para produção de conteúdo radiofônico, a partir de uma concepção de compartilhamento – Juliana Basseti.
12:30 – Almoço
14:30 – Continuação da oficina sobre comunicação popular...
15:30 - intervalo
15:45 – Plenária sobre a Rede Abraço de Rádios - Participantes: Josué Lopes, Jerry de Oliveira, José Guilherme, Rebeca Oliveira, José Sóter, Wemersom Amorim.

20:00 – Jantar cultural com artistas independentes Conferência Nacional Livre de Comunicação da ABRAÇO

11 de outubro
09:00 – Mesa sobre a organização da I CONFECOM - Celso Shröder, Coordenador do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação; Francisco Pereira, da Federação Interestadual dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão; CUT Nacional; Sheila Tinoco, da Federação Nacional dos Trabalhadores do Judiciário Federal e Ministério Público da União; Jacira da Silva, do Movimento Negro Unificado Nacional; Professora Sayonara Leal, do Laboratório de Políticas de Comunicação da UNB; Carol Ribeiro, Intervozes e Paulo Miranda, da Associação Brasileira de Canais Comunitários.
10:00 – Mesa - As rádios comunitárias e a democratização da comunicação – Marcos Manhães e José Soter.
12:00 - Almoço
13:30 GT 1 - Digitalização
GT 2 - Financiamento·
GT 3 - Produção e distribuição de conteúdos;·
GT 4 - Regulamentação – Constituição e Legislação.

16:30 - Intervalo
16:45 - Plenária de apresentação dos relatórios dos GTs e aprovação do documento final “CARTA DE BRASÍLIA DAS RADCOM”.

Luis Carlos de Almeida Assessor de Comunicação da ABRAÇO Nacional

Nenhum comentário:

Postar um comentário