Foto: Marcus Leonardo/ Secom-PMG
‘‘Controle público e acesso aos meios de comunicação não é censura. É um direito a cidadania.” A afirmação é da painelista da Conferência de Comunicação de Gravataí, Ivarlete França, membro do Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação. Na opinião dela, a mídia deve ser pluralista de idéias e de diversidade social, fatores extremamente importante para a construção da cidadania.
Ivarlete ressaltou que os meios de comunicação não retratam os fatos, mas a versão dos fatos influenciados por quem os produz. “Não transmitem a realidade dos movimentos sociais, mas sim o julgamento de suas atitudes. A sociedade precisa controlar e monitorar de alguma forma a comunicação”, afirmou.
O controle público, na opinião da painelista, também deve ser exercido sobre a publicidade, a qual incentiva o desejo, levando os consumidores a adquirirem o que na verdade não atende as suas reais necessidades. Outra questão ligada diretamente à mídia, segundo ela, é a violência. “Os programas em geral trazem mensagens que não tem valores familiares”, destacou.
RedaçãoFones: (51) 4001 3271 - 4001 3272 - 4001 3267
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário